Como substituir o ovo no bolo? Dicas Infaliveis

 

Como  substituir o ovo no bolo? Eu estava em casa em uma tarde de domingo e decidi fazer um bolo pra tomar café. Quando abri a geladeira me vi sem ovos e não sabia como fazer o bolo sem eles.

Por causa disso passei a pesquisar as opções disponíveis, afinal isso é uma coisa que acontece, as vezes estamos tão atarefadas que esquecemos de comprar o básico.

Existem maneiras bem simples de como você pode substituir o ovo no seu bolo, mas vou procurar dar foco nos substitutos que todo mundo tem em casa.. provavelmente 😛

Leia o artigo ate o final e você saberá como substituir o ovo no bolo de maneira simples, prática e deliciosa. Vamos lá?



Pra que serve o ovo no Bolo?

você sabe qual é a real função do ovo no seu bolo? O ovo serve para unir os ingredientes e dar uma umidade, mas em minhas pesquisas achei uma nutricionista que explicou a função da clara e da gema nesse processo.

Segundo Ana Ni Ribeiro   uma nutricionista portuguesa a gema tem a função de emulsificar, já a clara de arear e deixar a massa mais leve e macia para que o bolo cresça.

O conteúdo dela foi o que ajudou por ser direcionado a bolos e não receitas no geral, apesar de servir muito bem também. Então vou reproduzir aqui as substituições que ela fez e deu muito certo quando testei.

Para Substituir um Ovo

Moer sementes de linhaça no liquidificador e guardá-las no freezer. Na preparação usar 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água. Misturar, deixar em uma tigela pequena descansando por 1 a 2 minutos. (Ela fica muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Para Bolos em Tabuleiro Trocar Por:

  • 2 colheres de sopa de leite vegetal
  • ¼ de colher de chá de fermento em pó

Bolos em Geral

  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de vinagre de cidra
  • Misture tudo muito bem, dose para cada ovo indicado na receita.

Para Substituir a Clara

  • 1 colher de sopa de ágar-ágar em pó, dissolva em 1 colher de sopa de água, bata bem, deixe arrefecer e bata novamente

Para Substituir a gema

  • 2 colheres de sopa de fécula de batata

 

Como substituir o ovo no bolo: Outras opções

  • Banana Madura: Metade da fruta esmagada na receita já pode ser o suficiente se você for usar até dois ovos na receita.
  • Maçã: Você pode utilizar uma compota de maçã, ou uma maçã bem madura triturada
  • Iogurte: Usar 60G de iogurte para cada ovo que for substituir
  • Óleo Vegetal : girassol ou oliva pode ser qualquer um desses, na proporção de 50ml  por ovo. Se você ja usou manteiga na sua receita essa opção não vai dar muito certo

Se gostaram dessas dicas por favor compartilhe que isso ajuda demais !

Beijos e até mais

RafaDoces

Rafaella 28 anos , Formada em Administração, mas confeiteira por amor. Blog dedicado a todas as iniciantes no ramo da confeitaria, para que possam viver o sonho de ter seu sustento do que amam

Website: http://www.docespravender.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *